Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

12
Ago17

O verdadeiro sabor indiano em Lisboa


No dia em que eu e o cara metade celebrámos três anos de namoro era ponto assente que tínhamos de ir jantar fora para comemorar. Pensei logo em ir a algum daqueles restaurantes cheios de estrelas Michelin mas quando olhei para a minha conta bancária percebi que tínhamos de nos contentar com uma coisa mais modesta.

 

Decidimos voltar a um sítio que nunca nos desapontou, encheu sempre as medidas e as barrigas e não menos importante, é barato!

 

E esse sítio dá pelo nome de Cantina da Comunidade Hindu de Portugal.

comida 3.jpg

 

Sempre gostámos de comida indiana mas só quando o ano passado embarcámos numa viagem espectacular à Índia é que percebemos que a maioria dos restaurantes indianos serve comida já muito alterada para agradar ao palato dos estrangeiros (neste caso os estrangeiros somos nós portugueses.) Se repararem bem muitas vezes os pratos da ementa são todos iguais e apenas a proteína difere, mas o sabor base é o mesmo por isso a experiência gastronómica acaba por ser muito limitada.

 

Na Cantina as raízes indianas são preservadas em cada prato que é confeccionado. E chama-se de cantina porque é realmente uma cantina, ao estilo buffet, onde cada um se serve quantas vezes quiser dos três ou quatro pratos disponíveis naquele dia! Os pratos, copos e talheres são todos de metal e quem se quiser aventurar em experimentar comer com as mãos não será olhado de lado, na realidade muitos dos que frequentam o espaço é assim que se alimentam, sem talheres.

 

comida  2.jpg

 

Quem espera encontrar carne ou peixe desengane-se, neste espaço comunitário a comida é totalmente vegetariana. Mas a ausência destas proteínas não é sequer notada de tão maravilhoso que é o caril de grão, a sopa de lentilhas com um travo picante, o arroz com feijão verde e ervilhas, os fritos de legumes, o pão Naan e uma outra variedade mais estaladiça que o nome desconheço. Até a salada tem um gosto especial. Para os que adoram picante há três variedades para escolher que podem ser acrescentadas ao prato, mas aconselho o uso duma pequena quantidade e uma experimentação prévia. O resultado de falta de precaução (como já me aconteceu) pode ser a ingestão de litros de água ou de um delicioso Lassi polvilhado com cominhos para tentar apaziguar o fogo da boca. Pelo menos estas bebidas estão incluídas no preço e estão sempre a ser repostas.

 

comida 1.jpg

 

 

Algo que mudou desde a última vez que visitámos a cantina foi a inclusão de sobremesa no menu, e como é boa a mistura de semolina com frutos secos e leite de coco. Só de pensar cresce-me água na boca.

comida 4.jpg

 

 

Por isso quem quiser provar o verdadeiro sabor indiano em Lisboa sem ficar na ruína financeira a cantina é o sítio a visitar.

46 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D