Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

08
Set17

Horchata de Chufa


Triptofano!

Quando o cara metade me diz que precisa da minha ajuda para experimentar uma receita nova todo eu tremo. Porque normalmente este pedido de ajuda consiste numa de duas coisas.

 

A primeira é eu ficar três horas e meia perdido no Martim Moniz à procura de ingredientes que nunca ninguém ouviu falar e através da antiquíssima arte do desenho e da não tão antiga arte de usar o Google Tradutor tentar levar para casa aquilo que ele me pediu.

 

A segunda mais fácil em termos de comunicação mas mais ruinosa em termos económicos é visitar o supermercado do El Corte Inglês e descobrir que aquele queijo todo xpto que ele quer usar está na zona do Clube Gourmet o que implica uma relação exponencialmente directa entre preço e esquisitice do nome. Quanto mais difícil for de pronunciar o nome do alimento mais caro ele será. Nunca falha esta regra.

 

Foi por isso que quando o cara metade anunciou que iríamos (gosto tanto da forma subtil como ele me envolve nos projectos) fazer Horchata de Chufa temi o pior. 

 

A Horchata de Chufa é uma bebida vegetal muito usada em Espanha que o cara metade aprendeu a fazer quando foi a Madrid e aproveitou para participar num workshop de tapas e paellas que eu lhe ofereci - se eu soubesse que o resultado final seria este tinha-lhe dado mas era um vale para uma massagem erótica na Chueca.

Mal por mal acho que preferia que ele fosse todo esfregado por estranhos suados e oleados do que ter de embarcar nos delírios alimentares dele.

 

O ingrediente principal desta bebida é a chufa, um tubérculo rico em vitamina E, com um alto teor de fibra e que não possui glúten na sua composição.

E onde é que uma pessoa arranja chufa aqui em Portugal?

 

Surpreendentemente a resposta é no Continente!

 

 

Chufa.jpg

 

Apesar de ter ficado contente pelo facto da chufa ter sido fácil de encontrar e razoavelmente barata sabia que fazer a Horchata iria ser de certeza uma tarefa penosa.

 

Enganei-me redondamente.

 

Basta hidratar a chufa durante a noite, adicionar posteriormente 1,5 litros de água por cada 100g de chufa hidratada, triturar, juntar açúcar a gosto e homogeneizar, coar e polvilhar no fim com um pouquinho de canela!

 

E pronto assim se faz a Horchata de Chufa.

 

Horchata de Chufa.jpg

 

 

Uma bebida vegetal sem glúten, muito suave que engraçadamente me faz lembrar pelo sabor de um galão assim muito muito fraquinho.

 

Tenho de dar o braço a torcer - afinal o cara metade nem sempre arranja receitas complicadas!

22 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Follow

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D