Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

12
Jul17

A culpa não é minha é dos outros


Como disse no post anterior depois de divagar nos meus pensamentos descobri uma das possíveis razões para o meu débil estado de saúde. Alguns de vocês que lerem este post vão achar completamente ridículo e outros provavelmente irão-se rever no seu todo ou em parte.

Muitas vezes um choque emocional é o trigger, o factor-pistola da doença.

O meu trabalho é atender o público. E como qualquer trabalho que envolva o público é cansativo do nível psicológico. Mas gosto do que faço, gosto da interacção com as pessoas, de falar com elas, de ajudar quando posso. Parte do meu trabalho consiste em aconselhar, em tentar vender o melhor produto de acordo com as necessidades daquela pessoa. E felizmente aparentemente sou bem sucedido e colho a simpatia e reconhecimento por grande parte de quem me visita.

Porém, neste sábado, um familiar contou-me que uma determinada cliente, não sabendo que eu era família da pessoa com quem ela desabafava, achava que o senhor X que estava na loja Y (eu!) era um aldrabão, um empurra-produtos e que queria era defender os interesses do patrão e não do cliente.

Isto custou-me a engolir. Primeiro porque eu considero que não seja verdadeiro de todo, segundo porque se as pessoas têm essa necessidade de dar feedback que o partilhem com quem a este se dirige e não a terceiros. Sei que muitos irão dizer que não me devia sequer chatear com isto, que as pessoas são tontas, que não se pode agradar a gregos e troianos, mas quando são coisas que põem em causa o meu brio pessoal fico realmente afectado, psicologicamente e aparentemente fisicamente.

 

Por isso acho que a culpa da minha doença não é minha, é dos outros. Mas sei que a culpa de deixar que afectem a minha felicidade não é dos outros, é minha!

23 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Follow

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D